Preparativos para o próximo Fórum Mundial da Água

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou na última semana, no Senegal, do 69º Encontro de Governadores do Conselho Mundial da Água e do evento de lançamento do processo preparatório (Kick-off Meeting) do 9º Fórum Mundial da Água, que será realizado em março de 2021, em Dakar. A Adasa integra o Comitê Diretor do Conselho Mundial da Água, órgão responsável pelo Fórum e que reúne as principais instituições públicas e privadas do mundo na implementação de estratégias para o desenvolvimento sustentável.  

Durante o encontro de governadores, foram definidos os quatro eixos que serão debatidos no próximo fórum, que terá como tema central “Os desafios globais para o homem e a natureza, hoje e amanhã”.  São eles: segurança hídrica, desenvolvimento rural, cooperação e meios e ferramentas (governança, financiamento e inovação)

Além do diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, e do diretor Jorge Werneck, participaram da delegação brasileira o superintendente da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), Dante Ragazzi; o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Ricardo Andrade, e o representante da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) Fabio Alho. Durante o evento de preparação do novo Fórum, Salles foi moderador da mesa que discutiu segurança hídrica e desenvolvimento rural e coordenador da apresentação de resultados. Werneck coordenou a discussão sobre desenvolvimento rural. 

A comitiva brasileira entregou oficialmente ao presidente do Conselho, Loïc Fauchon, o relatório final do 8º Fórum Mundial da Água, realizado no ano passado em Brasília, que reuniu mais de 120 mil pessoas, incluindo jovens e crianças.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento internacional que trata dos desafios da água em todo o mundo. O evento é realizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, em colaboração com o país anfitrião.

Adaptado de ADASA

Facebook