ÁGUAS PELA PAZ – CONSTRUINDO COOPERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO NO CUIDADO COM AS ÁGUAS

RODA DE CONVERSA

ÁGUAS PELA PAZ – CONSTRUINDO COOPERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO NO CUIDADO COM AS ÁGUAS

 

Esta roda de diálogo se desenvolveu considerando que a água, sua produção, conservação, valorização, e distribuições-consumo possui múltiplas expressões, olhares diferentes e seu encaminhamento se desenvolve em um contexto de crise de valores em uma era de mudança de paradigmas.

Que a abordagem do tema e das soluções devem contemplar olhares de transdisciplinaridade, não apenas com um enfoque técnico ou setorial, nem como mercadoria e que a água deve ser reconhecida como um bem de uso comum, de importância vital para a existência das espécies vivas e especialmente do homo sapiens.

Assim, portanto, parece evidente que o tema da água não pode ingressar na era das polarizações extremas que levem ao conflito ou à guerra, ou seja, não se deve nem assumir unicamente a ‘lógica do mercado’ como recursos hídricos, nem na ‘lógica populista’ simplista que desconsidere custos da cadeia produtiva da água que deve ser remunerada para produzir, tratar e distribuir até chegar em cada usuário final com transparência de quem deve arcar com os custos.

O diálogo mostrou que, nesse quadro de potencial conflito, faz-se necessário aplicar uma metodologia da “cultura da paz e mediação de conflitos” com regras pactuadas em que ganha quem compartilha custos e benefícios para o uso deste bem de uso comum. O diálogo e a escuta são imprescindíveis, uma vez que nossa espécie, com acelerada concentração de grandes massas em zonas urbanas, disputando e destruindo áreas de biodiversidades em favor de uso inadequado do solo, poderá chegar a situações extremas de convivência.

A cooperação, que significa trabalhar juntos com os mesmos objetivos, faz parte desta metodologia.

O debate com o público provocou algumas definições importantes neste tema: Compartilhar água é impossível sem cooperação em uma cultura de paz; Valor da água não na lógica do mercado, mas nos valores do viver juntos; A solução não é só técnica, é necessário a escuta dos saberes tradicionais.

Moderador/Coordenador:
Felipe Augusto Fernandes Ferreira (Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal)


Palestrantes:

Sri Prem Baba (vídeo)
Roberto Crema (Reitor da Universidade da Paz-UNIPAZ)
Vera Catalão (Diretora de Educação do CIRAT)
Sérgio Ribeiro (Coordenador de Água da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal)
Maria Alice (membro do Conselho Internacional das 13 Avos Nativas).

Facebook