DESAFIOS ENFRENTADOS PELA AGRICULTURA FAMILIAR – PEQUENOS AGRICULTORES

DESAFIOS ENFRENTADOS PELA AGRICULTURA FAMILIAR

PEQUENOS AGRICULTORES

 

Contextualização

De forma geral, foram discutidos os desafios enfrentados pelas agricultura familiar no Brasil, Quênia e Nepal, devido a uma série de incertezas, contradições, disputas e oportunidades em relação a políticas, participação e impactos na água provenientes principalmente de grandes usuários. A sessão identificou que existe uma necessidade de alteração do atual modelo de desenvolvimento, que prioriza commodities, concentra terras e padroniza os produtos produzidos. Uma solução do Brasil se destacou: “Comunidade que Sustenta a Agricultura” (CSA), uma solução decorrente da organização social, sem mediação governamental, que têm trazido bons resultados aos agricultores que desenvolvem uma relação comercial direta com o consumidor.

Recomendações

Como recomendações, destaram-se que soluções externas ou de caráter imediato não resolvem os problemas: precisa-se de soluções adaptadas às necessidades de cada realidade local. Projetos de cisternas e bancos de sementes crioulas, a valorização dos conhecimentos e saberes locais que são fruto do aprendizado histórico das populações, devem ser incentivados. A capacitação, troca de experiências, difusão de informações e boas práticas favorecem a melhoria das condições de produção e vida. Identificou-se a necessidade de programas contínuos de financiamento, apoio e incentivo à produção familiar. As variações climáticas e a escassez de água comprometem a capacidade produtiva, e a falta de incentivos e suporte dificulta a continuidade das atividades. Outra recomendação foi a de que não há como enfrentar a seca: é preciso conviver ou adaptar-se a esse processo.

Conclusões

Como conclusão foi enfatizada a solução para a escassez de água requer não só obras hidráulicas, tais como o aumento da capacidade de reservação, mas também ações de gestão e solução de conflitos entre os diversos usuários dos recursos hídricos. A concentração da água e da terra é um dos problemas importantes a serem enfrentados. As populações são usuários que precisam ter as suas necessidades atendidas. É preciso atuar para fixar a população no campo, com boas condições de vida, manutenção e renda no campo.

COORDENAÇÃO
SHARDA KHANAL GHIMIRE – NEPAL

RELATORES
JOÃO RICARDO RAISER – BRASIL
MARINA RIQUE CANGIANO – BRASIL

PAINELISTAS
LOUISE KAISER – BÉLGICA
FATIMA CABRAL – BRASIL
MARCIRIO LEMOS – BRASIL
ASHA ABDULRAHMAN – QUÊNIA

Facebook