AÇÃO DE BASE COMUNITÁRIA NA GESTÃO DAS ÁGUAS E GOVERNANÇA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

AÇÃO DE BASE COMUNITÁRIA NA GESTÃO DAS ÁGUAS E GOVERNANÇA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

 

Contextualização

De forma geral foram discutidos tópicos de gestão integrada dos recursos hídricos e de governança da água. No exemplo asiático, os pontos essenciais da gestão integrada dos recursos hídricos são a integração institucional para a gestão da água, a gestão integrada de bacias hidrográficas, e o engajamento de todas as partes interessadas. Considerando que a gestão da água significa basicamente gestão de conflitos pelo uso da água, trata-se, especialmente, de um desafio gerí-la de maneira sustentável. Gestão de recursos hídricos sustentável implica no sucesso de sua governança.

Recomendações

Como recomendação neste contexto em que a crise da água já está nos impactando e que todas as pessoas têm direito a ter acesso a água potável e saneamento básico, a água oferece oportunidade ou nos convida para cooperação mundial. É importante que a gestão dos recursos hídricos nos países reúna todos os stakeholders: sociedade civil, comitês de bacia hidrográficas e usuários, além do fortalecimento das ações do poder público. Apesar da existência das várias leis em relação aos rios, à água potável, desenvolvimento do solo, indústria, água superficial e profunda, muitas vezes a governança da água não interconecta essas atividades, diminuindo a sua eficiência. A solução para o preenchimento dessas lacunas é a participação de empresas privadas, ONGs, Comitês de bacia hidrográfica e a população compondo organizações próprias para bacias hidrográficas, que auxiliam na melhora do uso de tal recurso, em uma gestão mais horizontal.

Conclusões

Em conclusão, apontou-se que a sociedade percebeu que a decisão sobre problemas relacionados à água deve basear-se nos pensamentos e esforços ativos para aumentar a sustentabilidade e melhorar o ambiente para a água potável e o saneamento. Para que essa percepção ocorra, é importante a existência da educação hídrica. Somente os cidadãos informados podem desempenhar os papéis importantes no estabelecimento de uma boa governança da água, que em consequência colaborará com a gestão integrada dos recursos hídricos.

COORDENAÇÃO
JANG CHUL CHIN – CORÉIA DO SUL

RELATORES
ELIANE MEIRE DE SOUZA ARAÚJO – BRASIL
ÍCARO AUGUSTO PACHÊCO – BRASIL

PAINELISTAS
LUCIANE M. TEIXEIRA – BRASIL
DONGIL SEO – CORÉIA DO SUL
ROLANDO MARINS – COSTA RICA
KOTARO TAKEMURA – JAPÃO

Facebook