COMO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS E RURAIS ESTÃO SE ADAPTANDO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS ?

COMO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS E RURAIS ESTÃO SE ADAPTANDO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS ?

(SESSÃO ESPECIAL – PARCERIA COM TEMÁTICO)

 

Contextualização

A sessão discutiu os desafios da relação que as populações indígenas, principalmente, enfrentam com as mudanças climáticas, considerando seu cotidiano, “dia a dia”. As Terras Indígenas estão constantemente ameaçadas pelo intenso desmatamento para cultivo de soja, queimadas e tomadas de decisão sem envolver as populações indígenas. Essas práticas afetam severamente a alimentação e os hábitos dos indígenas que vivem nos arredores, atrapalhando seu ciclo de colheitas. Além disso, essas populações sofrem pressões e ameaças constantes de mineradoras, fazendeiros e agricultores de modo geral para saírem ou arrendarem suas terras.

Recomendações

Recomenda-se a maior participação dos povos indígenas nas tomadas de decisão referidas a eles; desenvolvimento de um desenho estratégico para endereçar adaptação climática na Amazônia por meio de engajamento social das comunidades beneficiadas; desenvolvimento de soluções práticas e inovadoras para acesso à água e armazenamento e adaptação de sistemas produtivos comunitários.

Conclusões

É necessário investir em políticas públicas que atendam, incluam e protejam os povos indígenas. Isso perpassa por ações em todos os poderes: executivo, legislativo e judiciário. A integração entre os saberes ocidentais (acadêmico e técnico) e tradicionais (práticos e ancestrais) são chave para que essas políticas públicas funcionem. Exemplos na Amazônia e no Canadá mostram que decisões judiciais que reconheçam os direitos indígenas, a proteção intensa das áreas indígenas, soluções utilizando materiais locais e projetadas com a participação dos moradores são possíveis e importantes no aumento da resiliência dos povos indígenas e dos ambientes às mudanças climáticas.

COORDENAÇÃO
ADRIANA RAMOS – BRASIL

RELATORES
ÍCARO AUGUSTO PACHECO – BRASIL

PAINELISTAS
IACULA KAIABI – BRASIL
ADRIANA RAMOS – BRASIL
SUNNY LEBOURDAIS – ESTADOS UNIDOS

Facebook