PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NOS PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÃO

PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NOS PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÃO

 

Contextualização

Os desafios e tendências apresentados nesta sessão foram a inclusão de jovens nas instâncias de tomada decisão em relação à água. A sociedade ao redor de todo o mundo ainda não valoriza a força dos jovens na participação e tomada de decisão de políticas públicas. Já se sabe hoje que pessoas jovens trazem geneticamente a qualidade de responder de forma mais rápida e criativa a problemas devido a resiliência natural em busca da sobrevivência. No entanto, a baixa representatividade jovem em conselhos e colegiados, ausência de financiamentos à participação, dificuldade dos processos democráticos em acolher a diversidade da sociedade induz a ciclo vicioso de exclusão dos jovens. Além disso, vale enfatizar que a cultura jovem varia muito de cultura para cultura e isso muda a maneira como o jovem quer ser incluído nos debates, de modo que não existe fórmula pronta.

Recomendações

Recomenda-se aos jovens enxergar os problemas de perto, engajar-se na pesquisa e se juntar com outros e apaixonar-se por criar soluções; usar ferramentas digitais e social media para ajudar a compartilhar conhecimentos e experiências; ocupar espaços de representação como comitês e conselhos de água; buscar metodológicas de educação inovadora disponíveis principalmente na educação não formal para envolver jovens; participar de prêmios e editais, buscando reconhecimento às iniciativas e ampliar o acesso a fontes de financiamento; e usar ao máximo o potencial jovem criativo e “fazedor”, gerando resultados visíveis.

Conclusões

Embora os jovens encontrem ainda dificuldade de espaço nas instâncias de tomada de decisão sobre a água, existe um espaço imenso de possibilidades para quem é proativo e criativo na execução de projetos independente das condições financeiras. Essa característica tem grande potencial de demostrar resultados práticos e assim, facilitar a busca por futuras fontes de financiamento. Existe uma importância na participação dos jovens maior do que de realização de projetos. Os jovens são os profissionais de amanhã e sua participação na sociedade é a melhor escola que podemos ter para chegarem mais preparados, com uma visão mais bem desenvolvida sobre o mundo que queremos. Ser um jovem apaixonado pela ideia, que trabalha e persegue seus objetivos é muito importante, visto que os resultados não são de curto prazo.

COORDENAÇÃO
ASMA BACHIKH – MARROCOS

RELATORES
ALINE MATULJA – BRASIL

PAINELISTAS
ASMA BACHIKH – MARROCOS
ROSHNI BHATTIRIA – NEPAL
DAVID SILVA – PORTUGAL
XIOMARA ACEVEDO – COLÔMBIA
DAUD HAMIDI – AFEGANISTÃO

Facebook