AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, ECONOMIA SOLIDÁRIA E O CUIDADO COM A ÁGUA

RODA DE CONVERSA

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, ECONOMIA SOLIDÁRIA E O CUIDADO COM A ÁGUA

 

Esta roda de conversa sobre Agricultura Sustentável, Economia Solidária e o cuidado com a água, mostrou como ações sustentáveis geram impactos diretos nas vidas das pessoas.

Destacou-se que as agroflorestas são baseadas nos princípios indígenas de ocupação do solo, pois eles sempre deixavam a terra por um período de descanso para recuperação. O amor e o cuidado com a natureza, princípio das agroflorestas, inspiram a trabalhar com o que a natureza mostra para cada um de nós. O desafio dessa cultura é conscientizar os agricultores que esta prática melhora a adubação e umidade natural do solo, diminuindo custo com insumos e melhorando a produtividade ao longo do tempo. Além disso, a questão da monocultura é gritante em nosso país, programas políticos de apoio à multicultura e instalação da mesma deveria ser prioridade nos governos, pois cada agricultor em nosso país seria um produtor de água.

Esta abordagem da água não ser um recurso e sim o próprio sangue da mãe terra foi interessantíssimo no diálogo entre os participantes com o público, pois seres humanos não vivem sem sangue, assim como a natureza não vive sem água. O conceito de agroflorestas é o futuro sustentável da agricultura mundial. Fazer com que a própria natureza nutra e umidifique o solo é voltar ao ciclo natural da vida.

Sobre as CSAs – Comunidade que Sustenta a Agricultura, os palestrantes acreditam ser um modelo sustentável para o pequeno agricultor. O modelo de CSA apresenta uma planilha aberta dos custos de produção e este custo é dividido entre os co-agricultores que recebem semanalmente uma cesta com produtos variados e também são convidados a participar do manejo da terra. Esta opção é muito interessante para este tipo de agricultor, que tem a certeza do pagamento de suas contas e recebe a capacitação necessária para a preservação dos recursos.

Houve nesta roda de conversa, grande integração com o público, que participou intensamente dos debates, tendo sido uunânime o incentivo para a implantação de programas como os citados, dado ser este tipo de ação prioritária para a produção consciente de alimentos em pequena escala, sendo que por outro lado, em larga escala, a questão das agroflorestas são o futuro sustentável para a produção de alimentos”

Moderador/Coordenador:
Elise Dalmaso


Palestrantes:

Fabiana Penereiro
Andrea Zimmermann
Fátima Cabral
Dorvalina Teresa Soares.

Facebook