ÁGUA NA MÍDIA

RODA DE CONVERSA

ÁGUA NA MÍDIA

 

Uma das mais esperadas Rodas de Conversa na Arena das Águas, ‘Água na mídia’, aconteceu com o objetivo principal de trazer exemplos de trabalhos a respeito da água na televisão e levantar o debate sobre saneamento básico, transposição, crise hídrica e mineração, a partir da apresentação de vídeos.

A moderação trouxe logo no início uma reportagem desenvolvida sobre o Rio Nilo, onde abordava o início da formação das civilizações, que se deram às margens deste rio.

Foi destacada a importância desta série televisiva por tratar com destaque da importância dos rios para o surgimento da sociedade atual.

Foi debatido com os participantes a cultura da abundância que se vive no Brasil e como ações que não estão diretamente relacionadas aos cuidados da água, como propagação de modelos de energia sustentáveis, podem contribuir com a melhoria dos recursos hídricos.

Foi destacado que às vezes a mídia não colabora com a apresentação de formas de preservação, mas que atualmente o bom exemplo é que é crescente a mobilização dos jovens, hoje muito maior do que as gerações anteriores.
Os presentes também destacaram a importância de levar conhecimento ao público, para que o conhecimento gere envolvimento e apego sentimental, e que dessa forma, a mídia possa exercer seu papel fundamental.

Face aos recentes eventos ambientais ocorridos no Brasil, em especial o de Mariana, os painelistas levaram, ainda, à reflexão acerca dos privilégios de grandes empresas no uso da água, em relação aos pequenos, como os pescadores, no caso de Mariana-MG, que também tiram o seu sustento do rio e que fatos como este deveriam ter o apoio total da mídia, o que não acontece.

Finalizando, foi comentado que há uma boa cobertura da mídia acerca da água, porém não há mobilização da população, diferentemente de outros assuntos que comovem e geram a inquietação da sociedade.

Moderador/Coordenador:
Sônia Bridi


Palestrantes:

Ana Toni
João Paulo Capobianco
Rodrigo Medeiros
Renato Cunha

Facebook