CULTIVANDO ÁGUA BOA POR ITAIPU

RODA DE CONVERSA

CULTIVANDO ÁGUA BOA POR ITAIPU

 

A experiência de 15 anos do programa Cultivando Água Boa (CAB), da Itaipu Binacional e parceiros, foi apresentada na Arena das Águas da Vila Cidadã.

Vencedor do prêmio ONU-Água em 2015, como melhor prática de gestão da água, o CAB tem como característica o envolvimento da sociedade civil e demais atores do território no diagnóstico, planejamento e execução das ações socioambientais.

Criado em 2003, o programa atua em 217 microbacias da região da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (que é composta por 29 municípios cujos rios estão conectados com o reservatório da hidrelétrica). No último mês de dezembro, a Itaipu decidiu ampliar a área de atuação do programa para 54 municípios do Oeste do Paraná, além de intensificar as ações na região já atendida.

Outra novidade destacada do programa foi a atuação em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de metas que compõem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), ressaltando que o CAB assim com outras ações da Itaipu Binacional são voltadas ao desenvolvimento sustentável do território.

Apontou-se que as ações da empresa no âmbito da água e energia também se conectam com a produção de alimentos e a proteção aos ecossistemas, com forte participação da comunidade, envolvendo educadores ambientais, indígenas, catadores de materiais recicláveis, agricultores familiares, jovens, mulheres e lideranças comunitárias.

A roda de conversa ainda contemplou um relato de um município da bacia que tem cerca de 4 mil habitantes e que nos anos 2008 e 2009 passou por uma situação grave de estresse hídrico, com o esgotamento dos poços artesianos e prejuízos na atividade agrícola no local, tendo a solução adotada preconizada pelo CAB, que recuperou e protegeu todas as nascentes.

Finalmente, a roda de conversa sobre esta experiência exitosa do CAB mostrou como o papel da universidade nesse tipo de iniciativa é importante, apoiando com a realização de pesquisas, cursos de extensão e formação continuada para a comunidade.

Moderador/Coordenador:
Ivan Baptiston (Diretor do Parque do Iguaçu – Itaipu Binacional)


Palestrantes:

Ariel Scheffer (Superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu)
Leila de Fátima Alberton (Gerente da Divisão de Educação Ambiental)
Newton Luiz Kaminski (Diretor de Coordenação da ITAIPU)
Silvana Vitorassi (Gerente do Departamento de Proteção Ambiental)
Irene Carniatto (Representante da UNILA)
Quirino Kesler (Secretário de Agricultura de São José das Palmeiras).

Facebook