DIÁLOGO SOBRE PANC (PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS) E O CUIDADO COM AS ÁGUAS

RODA DE CONVERSA

DIÁLOGO SOBRE PANC (PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS) E O CUIDADO COM AS ÁGUAS

 

Esta roda de conversa trouxe ao público um interessantíssimo tema.

Falou-se sobre as Plantas Alimentícias não Convencionais (PACNs) que são espécies que muitos conhecem, mas poucos sabem que podem ser consumidas, como, por exemplo, o ora-pro-nóbis, maracujá do mato, capuchinha e trevo.

Neste assunto, os painelistas falaram sobre o plantio destas espécies, que tem um uso reduzido, além de serem resistentes e não necessitarem de agrotóxicos para se desenvolverem, e, sobretudo, são resistentes e nutritivas, o que também ajuda nos cuidados das águas que compõem o nosso corpo. Foi reforçada a importância de tornar o plantio das PANCs algo constante, que se crie um banco comunitário permanente.

Houve vários depoimentos de que o trabalho com essas espécies deve ser valorizado e para isso é preciso tornar a produção estável, para domesticar a espécie e fazer um plantio monitorado. Este tipo de plantio respeita as características locais e fortalece a comunidade e estas plantas podem ser usadas para alimentação animal.

Destacou-se que os alimentos que consumimos muitas vezes não contêm esses micronutrientes necessários para o corpo humano, sendo este tipo de alimento muito mais que nutriente, um vínculo cultural, por isso, fundamental para o nosso senso de comunidade.

Após as explanações, os participantes puderam se reunir em trios e dialogarem sobre o tema. Posteriormente, explanaram sobre o que foi falado, tendo sido o diálogo muito produtivo e, para muitos, as PANCs foram escutadas pela primeira vez. A mensagem final é que devido as extremas oscilações climáticas e principalmente com a questão da água, se torna necessário abrir os nossos horizontes para a agricultura e consequentemente para a nossa alimentação. Devemos respeitar os ciclos, deixar a natureza respirar e ter as suas pausas para assim vivermos em harmonia.

Moderador/Coordenador:
Andrea Zimmermann


Palestrantes:

Nuno Madeira (Embrapa)
Deise Lopes (Nutricionista e fito terapeuta)

Facebook