ESPAÇO FESTIVAL DE FILMES

ESPAÇO FESTIVAL DE FILMES

Importante espaço criado pelo Processo FÓRUM CIDADÃO foi relacionado ao cinema.

A abrangente programação desenvolvida para interagir com os cidadãos que participaram do 8º Fórum Mundial reservou ao público, inicialmente, uma série de filmes curtos produzidos por comunidades ao redor do mundo, contando suas experiências em questões relativas à água. A ideia foi mostrar experiências reais de compartilhamento e boa gestão da água, boas e exitosas práticas, novas ideias e soluções encontradas para lidar com a água ou com a falta dela. Estes filmes de curta duração foram selecionados a partir de inscrições para uma chamada pública denominada Festival Voz do Cidadão que estiveram abertas até o final de 2017 em site específico. Jovens, mulheres, indígenas, comunidades tradicionais e o público em geral enviaram documentários, ficções e filmes de animação com duração de até 4 minutos. Este espaço de apresentação localizou-se no início da Vila Cidadã e assim os visitantes tiveram acesso a conferir os 110 filmes curtos selecionados em monitores individuais, mas também de assisti-los, um antes de cada Sessão ocorrida dentro do Centro de Convenções.

Em paralelo ao 8º Fórum, o Processo FÓRUM CIDADÃO realizou em parceria com a Filmambiente uma grande mostra cinematográfica que ocorreu no Cine Brasília. O Festival foi composto por 13 filmes de longa metragem e 26 filmes de curta metragem, estes últimos reunidos em uma sessão infantil – 10 filmes, com ênfase em animações – e 2 sessões especiais com 16 filmes.

Este Festival teve ainda uma Mostra Panorama, que reuniu 8 filmes, com destaque para três filmes realizados em Recife pelo projeto Ateliers Varan, da França. O programa tornouse realidade graças ao patrocínio da Agência Francesa do Desenvolvimento (AFD), da organização do Fórum e o apoio dos festivais CineEco (Portugal), FICA (Brasil, Goiás), Planet in Focus (Canadá), CMS Vatavaran (Índia) e WaterDocs (Canadá). Tem ainda o apoio da Green Cross Itália e Biennale de Veneza e do Governo da Coréia, que concederão prêmios especiais aos filmes participantes. Alguns dos filmes exibidos ainda proporcionaram debates com os diretores ou especialistas nos temas abordados.

Facebook