POPULAÇÕES TRADICIONAIS COMO GUARDIÕES DA ÁGUA

 

RODA DE CONVERSA

POPULAÇÕES TRADICIONAIS COMO GUARDIÕES DA ÁGUA


A bandeira principal desta roda de conversa foi mostrar como as comunidades tradicionais no mundo inteiro cuidam da água. Inicialmente foi trazida uma experiência rica dos povos de matriz africana em relação à água, destacando-se que as religiões africanas possuem respeito às águas desde o nascimento, que todos são filhos da água e desde cedo se estuda como melhor cuidar das águas. Neste sentido, apontou-se que a ausência de uma melhor educação ambiental no Brasil é um dos grandes causadores pelo não cuidado com a água.

Esta questão educacional foi amplamente debatida no diálogo que apontou a falta de educação ambiental como grave problema no mundo inteiro, destacando que oferecer às crianças formas e opções de como elas devem cuidar da água é a saída de muita escassez futura.

Foi evidenciado ainda pelas lideranças indígenas que o tratamento da água pelas comunidades é sempre colocado como sagrado e que isto devia ser o mote de todo pensamento humano e não só dos indígenas.
Foi lembrado no debate que muitas comunidades tradicionais começaram a ser invadidas por mineradoras e outras formas de exploração dos recursos naturais, o que causou grande desequilíbrio em várias regiões do planeta.

Foi apresentado que povos tradicionais podem contribuir amplamente para a preservação do meio ambiente, em especial da água. Em se tratando de documentação, foi explicado que perante a Convenção 169 (1989), os Povos Tribais possuem legitimidade de ocupação de territórios tradicionais, de aplicar práticas tradicionais para o desenvolvimento sustentável e a própria preservação do ciclo hidrológico passa por esta ocupação dos povos tradicionais em suas terras.

Como conclusão, se enfatizou que já passamos do momento de aplicar e implementar boas práticas relacionadas à água dentro e fora das comunidades tradicionais, tendo a roda de conversa finalizado com um canto de louvação à mãe terra e à água.

Moderador/Coordenador:
Lais Rego


Palestrantes:

Maria Lucia Gois Brito (Populações de Terreiro – Brasil, Thais Fortuna (OIT – Brasil)
Mona Polaca (EUA)
Sunny (Canadá)
Austin (Arizona)
Daiara Tukano (Brasil)
Darlene Sanderson (Canada).

Facebook