Programa Água Limpa

Programa Água Limpa

O êxito do Programa Água Limpa é resultado de um esforço do Governo do Estado, envolvendo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Departamento de Águas e Energia Elétrica e as prefeituras dos municípios beneficiados.

O Governo do Estado disponibiliza os recursos financeiros para a construção das estações de tratamento de esgotos e a implantação de emissários e estações elevatórias, contrata a execução das obras ou presta, através das várias unidades do DAEE, a orientação e o acompanhamento técnico necessários. esgotos, desenvolve os projetos executivos e providencia as licenças ambientais necessárias para a execução das obras.

O benefício não se restringe ao município onde o projeto é implantado, mas abrange a bacia hidrográfica em que está localizado, com impacto direto na redução da mortalidade infantil e da disseminação de doenças, além de proporcionar melhoria dos recursos hídricos, com a consequente redução dos custos do tratamento da água destinada ao abastecimento público.

121 municípios atendidos pelo programa
2.3 milhões de habitantes beneficiados
R$ 607 milhões investidos na construção das Estações de Tratamento
3.6 mil toneladas por mês de carga orgânica retiradas dos rios

O Estado de São Paulo tem atualmente índice de aproximadamente 63% de tratamento para os esgotos coletados de sua população, aí incluída a região metropolitana e todos os outros municípios atendidos pela SABESP.

O Programa Água Limpa contribuiu com aproximados 10% neste índice. Se levarmos em consideração somente o interior do Estado, o Programa Água Limpa contribuiu com aproximados 17% no total dos esgotos com tratamento. Comparativamente com outros Estados da Federação, o Governo do Estado de São Paulo é o único que investe em obras e serviços de afastamento e tratamento de esgotos domésticos em municípios não operados por Concessão seja pública ou privada.

A retirada de carga orgânica dos rios está diretamente relacionada com a melhoria da qualidade e o consequente aumento da disponibilidade de água para os diversos usos, destacando-se o uso para abastecimento público, para o setor industrial, para o setor agrícola e para o setor energético.

Fonte: DAEE

Facebook