9º Forum Mundial da Água

9º Forum Mundial da Água

O 9º Fórum Mundial da Água acontecerá em Dakar de 21 a 26 de março de 2022. A ambição do Senegal e do Conselho Mundial da Água é organizar um Fórum diferente, nos níveis social, político e econômico, um Fórum que seja um catalisador para a ação para acelerar o acesso universal à água e ao saneamento, um Fórum que está conectado e vinculado às agendas e compromissos globais relacionados aos ODS, o acordo de Sendai sobre riscos e desastres naturais, o acordo de Paris sobre o clima, a agenda da África 2063, etc.

O Fórum também será uma oportunidade para o Senegal e o Conselho Mundial da Água trocarem opiniões sobre o futuro da água e do saneamento, e um Fórum contextualizado, global e comunitário baseado nos principais desafios da água na África e ao redor do mundo.

Assim, é importante destacar que as edições anteriores do Fórum Mundial da Água incluíram três grandes processos: temático, político e regional. No entanto, o 9º Fórum está centrado numa preparação integrada baseada em intercâmbios multiator de qualidade em torno de um número limitado de prioridades integrando as ferramentas anteriores dos processos: temático, político, regional, cidadão.

O Fórum “Dakar 2022” se concentrará em quatro prioridades, a saber:

Segurança hídrica e saneamento
Água para o desenvolvimento rural
Cooperação
Meios e ferramentas, incluindo as questões cruciais de financiamento, governança, gestão do conhecimento e inovação; quatro eixos que constituem prioridades para a África, mas também para o mundo como um todo.
O processo será liderado por grupos de trabalho especializados estruturados em torno das 4 prioridades. Cada grupo de trabalho será liderado pelo Senegal e pelo Conselho Mundial da Água e apoiado por parceiros estratégicos (governos, organizações intergovernamentais, bilaterais e multilaterais, instituições financeiras e organizações não governamentais). Os parceiros estratégicos devem desempenhar um papel de liderança desde o processo preparatório até a organização do Fórum.

Fonte: World Water Forum

Facebook