5º PRINCÍPIO

A EFETIVA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA GESTÃO DAS ÁGUAS DEPENDE DO ACESSO À INFORMAÇÃO, À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E PODER NOS ESPAÇOS DE DECISÃO E DEVEM INCLUIR ENTÃO A CRIAÇÃO DE AMBIENTES FACILITADORES QUE A ESTIMULEM

 

A gestão participativa, integrada e compartilhada dos recursos hídricos só é alcançada com amplo envolvimento de representantes de todos os segmentos e atores da sociedade dentro de uma bacia hidrográfica, de tal forma que o diálogo tenha abrangência tal que permita uma governança calcada em sustentabilidade e segurança hídrica.

Para isso, inicialmente, é primordial o acesso de todos à informação em todos os parâmetros e conceitos relacionados às questões hídricas locais, de maneira que o território seja conhecido de todos e permita um balizamento e o necessário equilíbrio para a tomada de decisões.

Em consonância com a informação irrestrita, o cidadão deve ter acesso à processos de capacitação e qualificação de forma a se envolver na tomada de decisões. Para isto, é importantíssimo que a bacia possibilite e estimule a criação de espaços e ambientes de participação do cidadão na governança e no poder decisório das soluções para as águas.

Facebook