ACQUAWARENESS (SESSÃO ESPECIAL – PARCERIA COM REGIONAL)

ACQUAWARENESS

(SESSÃO ESPECIAL – PARCERIA COM REGIONAL)

 

Contextualização

A sessão discutiu os principais desafios e tendências quanto à comunicação efetiva com a sociedade à respeito de temáticas relacionadas a água. Para que a consciência da sua importância, o tema deve estar presente no cotiado de todas as pessoas em suas atividades diárias, o que inclui escolas, universidades, governos, empresas, ONGs entre outras instituições. Para tanto faz-se necessário um conjunto de ações integradas em prol da difusão da consciência da importância da água. É necessário que as pessoas invistam dinheiro, energia e tempo para as questões relacionadas à água. O envolvimento das pessoas é fundamental, por que a água pertence às pessoas, que querem ter conhecimento e serem informadas. Assim, elas compreendem e podem mudar suas atitudes. É importante divulgar para as pessoas o ciclo da água – de onde vem e para onde vão as águas. Honestidade e transparência na comunicação com as pessoas sobre investimentos, custos e desafios futuros são fundamentais nesse processo de tomada de consciência.

Recomendações

Recomenda-se: observar e incorporar o conhecimento das pessoas sobre a água; expandir campanhas e recomendações internacionais sobre a água junto às políticas, instituições e escolas, em especial nas suas prática; difundir o tema da campanha da ONU, em 2018 – Natureza pela Água – soluções baseadas na natureza, reproduzindo essa mensagem durante todo o ano; priorizar escolas infantis e universidades para difusão do tema da água; difundir o tema da água e sua relação com a saúde; apoiar espaços e organizações para um trabalho integrado com pessoas e organizações pela água.

Conclusões

Um trabalho de comunicação integrado, transparente e com foco na educação são ações importantes para que a população compreenda a importância da água. É fundamental investir em comunicação, educação, redes de articulação institucional, redes sociais e projetos que ampliem o conhecimento e sensibilizem as pessoas sobre a água, com uma visão integrada, como natureza, água potável, insumo econômico e ciclo.

COORDENAÇÃO
LESHA WITMER – HOLANDA

RELATORES
ROSEANE PALAVIZINI – BRASIL

PAINELISTAS

STEFAN REUTER – HOLANDA
DANIELLA BOSTRÖM COUFFE – HOLANDA
AVNEIL DHOT – HOLANDA
CHRIS AMSINGER – HOLANDA
ANNEMIEK JENNISKENS – HOLANDA
NATALIYA NIKIFOROVA – HOLANDA

Facebook